quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Dr. Valério, em matéria da revista on line saúde da ig
Dr. Valério Tokikawa: de sedentário e fumante a maratonista
“Médico que pratica atividade física inspira mais confiança”
Seis anos atrás, o oftalmologista Valério Correia Tokikawa, de Ribeirão Preto (SP), engrossava o time dos sedentários e fumantes. Hoje, aos 42 anos, é maratonista.
“A primeira maratona foi em maio de 2010, em São Paulo. Treinei forte por quatro meses, com o desafio de completar sem andar. E consegui! A alegria que tomou conta de mim a partir do quilômetro 40 é indescritível. Foram dois quilômetros correndo em êxtase, como se estivesse flutuando. Ao ver as pessoas aplaudindo e incentivando, fiquei com vontade de abraçar cada uma delas para transmitir um pouco da energia que estava sentindo”, conta.
Embalado pela magia dos 42 quilômetros, Tokikawa correu a mesma distância depois em Buenos Aires, na Argentina, e Curitiba.
“Acho que cada vez que o maratonista encara uma nova prova, está buscando aquele êxtase da primeira”.
Tudo começou em 2004, quando um amigo, também médico, sugeriu a corrida. “Tinha acabado de largar o cigarro e achei que seria bom.” Além de mais saúde, o esporte passou a interferir muito positivamente na rotina de trabalho do especialista.
“Trabalho de segunda a sexta, oito horas por dia, a maior parte do dia sentado. A atividade física traz mais ânimo, disposição e agilidade ao meu dia a dia, além de ajudar a combater o estresse e melhorar o humor, facilitando assim o relacionamento com os pacientes”, diz.
A atividade física também o aproxima de seus pacientes fora do consultório. “Às vezes encontro alguns pelas corridas e trocamos experiências. De repente parecemos velhos amigos. Acredito que um médico que pratica esporte passa uma imagem mais saudável e inspira mais confiança”.
http://saude.ig.com.br/minhasaude/historiasdemedico/faca+o+que+eu+faco/n1237862189352.html

2 comentários:

  1. parabens doutor pela votoria porque parar de fumar e uma vitoria sim nao e para qualquer um

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!por tantas conquistas...Sedentarismo,cigarro e principalmente pelas maratonas...continue assim!!

    ResponderExcluir